Planejando uma Rádio na Escola
Atendendo a uma solicitação de um Professor Coordenador, compartilho aqui algumas reflexões e materiais para iniciar o planejamento de rádio na escola; são muitos materiais que estão disponíveis nas bibliotecas virtuais e físicas, mas é necessário estar atento a alguns pontos principais de nosso trabalho, neste caso:
- Atendimento/convergência com o Currículo do Estado de São Paulo;
- Reflexão da justificativa desta ação a partir de uma base teórico-conceitual e demanda escolar concreta;
- Definição clara dos objetivos a serem alcançados;
- Estratégias e fases bem definidas.
Inicialmente, sugiro a leitura do artigo intitulado Rádio escolar: uma ferramenta de interação sociodiscursiva, que contém os conceitos fundamentais sobre implementação de rádio na escola
como um instrumento de protagonismo
social na comunidade escolar.
Entendo que a rádio pode surgir como um projeto de uma classe da escola, ou de um segmento/período, antes de se tornar um projeto institucional. Para isto, a presença de um professor de Língua Portuguesa para articular, trabalhar e preparar os alunos para a produção textual dos roteiros seria de grande importância.
Também, vale leitura e verificação do capítulo 12 Radioblog, do título Multiletramentos na Escola, organizado por Roxane Rojo e Eduardo Moura – PNBE 2013. Neste capítulo há conceitos e um passo a passo de radioblog bastante interessante. A publicação faz parte do acervo PNBE/ MEC, disponível nas escolas de Anos Finais e Ensino Médio.
Caso vocês optem por um projeto constituído por equipe de alunos de turmas diferentes, sem a condução e mediação de um professor em sala de aula, uma sugestão que dou é realizar reuniões que tragam à equipe os conceitos, as funções de cada integrante, a subdivisão de tarefas, etc. Para isto, um material simples que pode ser lido com eles consta no curso Mídias na Educação, em uma oficina intitulada “Oficina de Rádio Recursos de Áudio na WEB”.
Existem ainda materiais como <Programa Educom> e <Apostila rádio na escola> para ajudar com as questões técnicas.
Comentários
Postar um comentário